Você conhece a diferença entre os principais tipos de couro que existem?
Primeiramente vale ressaltar que existe a Lei No 4.888, em vigor desde 1965 que determina como proibido a nomenclatura 'couro' para materiais que não são feitos da pele de origem animal.
Para fins comparativos e entendendo a forma como esses materiais se apresentam no mercado, levamos em consideração todos dessa lista incluindo o material sintético!
Buenas, bora entender mais sobre isso então?
COURO LEGÍTIMO
Esse tipo de couro tem como principal característica a resistência. É extremamente durável (se bem cuidado pode durar mais de 100 anos). Ele é também chamado de couro natural, justamente pela sua origem ser de pele animal, o que contribui para que ele seja considerado um couro muito nobre. É um couro que não queima, mas a primeira camada pode manchar se for submetida ao contato com o fogo por um grande período de tempo.
Esse tipo de couro por ter fibras naturais permite a transpiração, o que é otimo pois evita a proliferação de bactérias. Entretanto é preciso ter cuidado pois ele é permeável, por isso deve-se ter cuidado em relação ao contato com a água.
SINTÉTICO
O material sintético tem origem industrial, diferente do legítimo que tem origem animal. É impermeável, então a grande vantagem é a possibilidade de lavar. Todavia, é um material que possui uma durabilidade inferior. O preço desse tipo de material costuma ser bem mais em conta do que se comparado ao couro legítimo, por exemplo. A grande sacada é avaliar o tipo de aplicação que você deseja antes de optar por um por outro material, mas com certeza se bem cuidado o sintético pode ter uma duração razoável!
COURO ECOLÓGICO
São conhecidos como couro ecológico dois tipos de material: o couro natural, retirado da pele de bois e vacas criados de forma orgânica, e o sintético, feito a partir de materiais artificiais. O couro ecológico natural se diferencia do couro legítimo pelo processo de criação dos animais, fabricação do tecido, descarte adequado de materiais e forma de tingimento do tecido. É chamado de ecológico porque todo o seu processo de fabricação é pensado para minimizar os impactos no meio ambiente. Tem tanta durabilidade quanto o legítimo!
CAMURÇA
A camurça é feita de pele de origem animal assim como o couro legítimo, o que a diferencia é o processo de curtimento interno pelo qual as peles passam. Esse processo faz com que a camurça seja um tecido mais maleável e bem menos duro do que o couro legítimo. É muito versátil e pode ser encontrado em diversas aplicações como: roupas, sapatos e estofados.
Esses são alguns dos principais tipos de couros e tecidos semelhantes que você encontra com facilidade hoje no mercado. Uma boa dica para escolher o melhor tipo de couro para a aplicação que você deseja, é avaliar as necessidades da tua peça (durabilidade, maleabilidade, preço) e eleger aquele que melhor se encaixa nelas!
E a Brutus te ajuda com isso, nas nossas peças levamos em consideração os melhores aspectos que um couro pode exercer sobre cada item, sempre colocando a durabilidade e resistência como pontos principais nessa seleção!
Eaí, nos conte o que você costuma levar em consideração na hora de escolher uma peça de couro?!
Comentários